segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Em SP, região de SJ dos Campos lidera contratações da construção

SP, região de SJ dos Campos lidera contratações da construção
Cidade acumula no ano elevação de 13,38%, contra a média de 4,28% do Estado.

28/07/2009, São Paulo, SP - Pesquisa do Sindicato da Construção no Estado de São Paulo (Sinduscon/SP), que mede a variação na taxa de empregos do setor, destaca o desempenho do Sudeste paulista, que tem em São José dos Campos a principal economia.

Em maio (2009), mês limite do levantamento, a construção civil da região de São José dos Campos contratou 1.170 trabalhadores, com alta de 2,07% em relação ao mês anterior. Este resultado compõe, para os cinco primeiros meses do ano, a expressiva elevação acumulada de 13,38% no nível de empregos do setor, contra 4,28% da média apurada para o Estado de São Paulo.

Para a capital paulista, embora criados 1.584 empregos com carteira assinada, foi apontado para maio (2009) o crescimento de 0,53%, em relação ao mês anterior. Já em relação a maio de 2008, a elevação das contratações é significativa: 9,22%.

No Estado de São Paulo, o ritmo de crescimento no nível de emprego da construção foi mais discreto, com alta de 0,32% em maio, o que significa a abertura de 1.995 vagas. Ao final do mês, o total de empregados contratados na construção paulista era de 617,7 mil, o que significa um aumento de 8,58% no período de 12 meses.

Crescimento negativo em algumas regiões - As demissões superaram as contratações em seis das dez áreas pesquisadas pelo Sinduscon/SP no Estado, com destaque para a região (Centro-Oeste) de Bauru, onde o estoque de trabalhadores diminuiu 1,39% de abril para maio (2009), com menos 324 vagas.

A região é uma das três que, em 2009, mantêm crescimento negativo acumulado (janeiro a maio): -2,24%. As demais são: Presidente Prudente (Extremo Oeste): -2,46%; e São José do Rio Preto (Noroeste, planalto ocidental paulista), com queda de 1,58% (menos 528 empregados com carteira assinada).

Números do Brasil - No referente ao todo do território nacional, informa o Sinduscon/SP, o nível de emprego na construção civil cresceu 3,56%, com a abertura de 74.208 vagas. Ao final de maio (2009), o total de empregados pelo setor, em todo o país, superava 2.159 milhões de pessoas, com o nível de emprego acumulando variação de 9,03%, relativamente ao mesmo período de 2008.

O Sinduscon/SP comenta que todas as regiões brasileiras apresentaram elevação do nível de emprego. A mais expressiva ocorreu no Norte, que teve alta de 3,91% na sua força de trabalho, com a admissão de 3.656 empregados. Outro destaque foi o Sul, que registrou crescimento de 1,73% no emprego (mais 5.146 trabalhadores). No Sudeste, a alta foi de 0,57%, com abertura de mais 6.850 vagas no setor.

Comentando os resultados da pesquisa, o presidente do Sinduscon/SP, Sergio Watanabe alerta: “a recuperação é parcial, e ainda insuficiente para reaver os 109 mil postos de trabalho perdidos em novembro e dezembro de 2008. O segundo semestre ainda aponta a possibilidade de haver um hiato no nível de emprego, quando as obras em andamento estiverem concluídas, e aquelas resultantes dos contratos assinados em 2009 ainda não tiverem começado”.

NR: Em janeiro de 2009, a mídia foi efusivamente informada que, na construção civil, demissões em novembro/dezembro ocorrem sazonalmente, e que nada tinham a ver com a crisis mundi. Sim ou não, presidente?

Sobre São José dos Campos, município campeão de contratações, até maio (2009) – Localizada no “trevo de ligação” entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, São José dos Campos é a principal entre as 17 cidades que compõem o Vale do Paraíba, no Sudeste paulista.

Distando cerca de 90 km da capital, é o maior centro brasileiro de pesquisas e produção de ciência e alta tecnologia. Sede de um moderno complexo industrial, reúne empresas do setor automobilístico, aeroespacial, eletroeletrônico e de telecomunicações. Entre sua produção estão: aviões, que são exportados para vários países; satélites que ajudam a monitorar nosso país; e material bélico.

Com cerca de 600 mil habitantes, São José dos Campos está entre as 25 cidades do país com melhores condições para viver, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 60% do território do município são preservados como área de proteção ambiental. Juntamente com sua região de influência (Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico), soma população de cerca de 2 milhões de pessoas.

Foto: São José dos Campos alavanca o desempenho do Sudeste paulista,acumulando no ano elevação de 13,38% na contratação de trabalhadores da construção civil com carteira assinada.

De:
http://www.portalimovelnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário