segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pesquisa aponta os critérios que determinam a compra de um imóvel em SP e no RJ

Pesquisa aponta os critérios que determinam a compra de um imóvel em SP e no RJ
20/02/08 - O critério mais importante para o consumidor na escolha e compra de um imóvel é o preço. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest com 936 internautas de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre homens e mulheres de todas as classes sociais e com idade de 18 anos ou mais, o valor cobrado pelo imóvel é o principal fator analisado tanto no Rio de Janeiro, como na cidade de São Paulo e no interior do Estado.

Conforme os resultados da pesquisa, na cidade de São Paulo, os principais fatores considerados pelo consumidor na hora de comprar um imóvel são, nessa ordem: preço, condições de pagamento e localização. No interior do Estado, os consumidores consideram, em primeiro lugar, o preço, em seguida as condições físicas e as condições de pagamento. Já os cariocas analisam o preço, as condições de pagamento e, em terceiro lugar, as condições físicas do imóvel.

Imóvel ideal - Em 2008, 60% dos paulistanos, 55% dos cariocas e 56% dos moradores do interior de São Paulo têm a intenção de comprar um imóvel residencial. As pessoas com renda acima de R$6 mil buscam muito mais por imóvel no campo e imóvel para investimento do que os demais.

De acordo com os entrevistados, o imóvel ideal deve ter de dois a três dormitórios, com custo de R$130 mil, em média, podendo ser novo ou usado para a maioria. Os respondentes do Rio e de São Paulo ficaram bem divididos entre casa e apartamento, com exceção do interior paulista, onde a preferência por casa é majoritária.

Localização prevalece sobre o tamanho - A localização do imóvel prevalece significativamente em relação ao seu tamanho para os entrevistados, na ordem de 70% para os cariocas, 66% para quem mora no interior paulista e 63% para os paulistanos. “Se com uma mesma quantia as pessoas pudessem escolher entre um imóvel maior e mais afastado ou menor e melhor localizado, os moradores de grandes capitais tendem a preferir a melhor localização independente do tamanho do imóvel. Isso demonstra a importância da localização do imóvel nas grandes cidades, levando-se em conta problemas de deslocamento para o trabalho, opções de lazer e segurança”, afirma Daniela Daud, diretora do Instituto QualiBest.

Demanda não atendida - Segundo a pesquisa, as características que as pessoas buscam em um imóvel, mas têm dificuldade de encontrar são casas com três dormitórios (23%), quintal amplo (15%), boa localização (17%) e garagem para dois veículos (3%). Já quando se trata de apartamentos, a preferência é por dois dormitórios (23%), cômodos mais amplos (10%), boa localização (14%) e duas vagas de garagem (12%).

Casa própria - De acordo com os dados fornecidos pelos entrevistados das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, 70% dos paulistas são donos da casa própria, enquanto no Rio de Janeiro, esse número é de 64%. No interior paulista, 56% possuem imóvel próprio. Os cariocas (59%) são os que possuem imóveis mais antigos, ou seja, têm imóveis a mais de seis anos, enquanto em São Paulo, esse quadro é de 48% e no interior, 41%.

Ranking das construtoras - A pesquisa também revelou que, na cidade de São Paulo, a construtora Camargo Correa aparece como a mais sólida no mercado, sendo considerada, junto com a Gafisa, a mais conhecida. A Cyrela, por sua vez, ganhou o título da que mais lança empreendimentos e a Tenda, a que oferece os melhores preços.


De - http://www.portalimovelnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário