segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Reflexões sobre o adequado financiamento imobiliário

Reflexões sobre o adequado financiamento imobiliário
Antes da contratação do crédito, é necessário atentar para questões práticas.

Raphael Rottgen*

31/07/2009, São Paulo, SP - Quem está em busca de um financiamento imobiliário, atualmente pode contar com centenas de produtos de dezenas de bancos, para diversas finalidades e modalidades – seja compra ou construção de uma casa residencial, ou sala comercial, reforma, refinanciamento, entre outros.

A escolha do produto certo deve ser decidida com cautela e atenção. O primeiro passo é definir o negócio pretendido, e pensar na sua situação financeira: “Quando pretendo fazer o negócio? Quero comprar ou construir? Quanto dinheiro tenho disponível para a entrada do financiamento? Qual renda tenho disponível para pagar as prestações – hoje e no futuro? Quando pretendo quitar o financiamento?

Uma vez definidas as várias opções de produtos de financiamento, o próximo passo é compará-las. É importante não focar unicamente as taxas de juros, mas também o Custo Efetivo Total (CET), item que, além dos juros, inclui: seguros, taxa mensal e demais taxas cobradas pelos bancos.

Nem sempre o banco com a menor taxa tem o menor CET. Quem não toma cuidado pode perder muito dinheiro ao longo dos anos. Além do custo, há outros critérios. Por exemplo, quem precisa comprar um imóvel e está com pressa, precisa de um banco com rapidez no processo de definição. Vale, sempre, verificar se a prestação mensal se enquadra no seu orçamento familiar.

A fim de economizar tempo no processo do financiamento, é indispensável, antes da solicitação do financiamento, providenciar os documentos normalmente exigidos, e verificar se eles estão em dia, além de regularizar qualquer restrição no nome do proponente;

O processo de escolha e solicitação do financiamento imobiliário é complexo, mas quem segue algumas regras e dicas básicas pode ficar tranqüilo e focar na parte empolgante: conseguir os recursos para realizar o seu sonho.

Raphael Rottgen é diretor da Sagace Orientação Inteligente, consultoria de crédito imobiliário com atuação nacional

DE http://www.portalimovelnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário